Palácio de Cristal

Em 1865, é fundado o Palácio de Cristal do Porto, um edifício claramente inspirado no Crystal Palace de Hyde Park. O projeto esteve a cargo do arquiteto inglês Thomas Dillens Jones. Os seus jardins, de caráter romântico, foram desenhados pelo paisagista alemão Emilio David.

Edição Gloria

Edição Gloria

Tanto o edifício do Palácio como os seus jardins foram palco de inúmeras exposições e atividades, como a Exposição Colonial Portuguesa de 1934. Nos anos 50, o espaço passou a acolher a Feira Popular, que aí permaneceu até início dos anos 90.

Os anos 50 ditaram o fim do Palácio de Cristal. No ano de 1951, o edifício é demolido e no ano seguinte inicia-se no seu lugar a construção do Pavilhão dos Desportos (hoje, Pavilhão Rosa Mota), com projeto de José Carlos Loureiro, com vista à realização no mesmo do 8.º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. Todo este processo foi feito de forma rápida e sem grande discussão prévia, estando a solução encontrada longe de ter sido consensual entre os portuenses.

Coleção "Dulia"

Em comemoração do campeonato que foi a alavanca para esta demolição, e que realizou-se ainda com o recinto descoberto, temos os selos emitidos em 1952. Os selos com desenho de Jaime Martins Barata, estiveram em circulação entre 1952 e 1955.


Para informações acerca de disponibilidade e preço dos produtos, contacte-nos para : collectus@gmail.com
Visite-nos no Facebook em: Collectus- Loja de Colecções


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.