Guerra Junqueiro

Guerra Junqueiro (1850-1923), figura de grande importância no panorama cultural e literário português, foi politicamente ativo na instauração da república portuguesa.

A oposição à monarquia e à burguesia corrupta e o anticlericalismo são temas centrais da sua obra. E a mesma reflete um descontentamento com a decadência de Portugal, que sublinha ser sobretudo uma decadência moral.


Em 1951, é lançada uma série de dois selos em comemoração ao 1.º centenário do nascimento de Guerra Junqueiro. Os selos da autoria de Pedro Guedes estiveram em circulação entre 1951 e 1953.




A sua figura aparece também em postais que fazem alusão à polémica que surgiu aquando do concurso público que foi aberto em 1911 para a criação de uma nova bandeira nacional. Nos postais surge ilustrado o confronto entre o projeto de Guerra Junqueiro e o defendido por figuras do Partido Republicado, como Afonso Costa e Bernardino Machado.


No postal editado por C. Conseil de Vasconcellos, Tabacaria Africana (Porto), podemos ver a homenagem à personalidade com o último retrato do poeta.

Para informações acerca de disponibilidade e preço dos produtos, contacte-nos para : collectus@gmail.com
Visite-nos no Facebook em: Collectus- Loja de Colecções

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.