O Avante!

15 de Fevereiro de 1931 é a data do primeiro número do Jornal "O Avante!", órgão central do Partido Comunista Português. Estando o partido na clandestinidade desde 1927, foi o jornal publicado clandestinamente durante mais tempo em todo o mundo (1931-1974).

Nos seus primeiros anos, teve uma saída irregular, tendo a sua publicação sido interrompida e retomada várias vezes. São anos difíceis para o partido que vive uma existência muito atribulada o que se reflete na atividade do jornal. No início da década de 40, o partido sofre uma reorganização e no ano 1941 o jornal volta a sair, passando a ser publicado todos os meses e em alguns períodos quinzenalmente até ao 25 de Abril. Resume-se em 556 números e 103 suplementos a atividade do "O Avante!" desde 1931 a 1974.

O jornal era composto e impresso no interior do país, em tipografias clandestinas onde o trabalho de impressão era feito todo manualmente pelos trabalhadores. Em algumas vezes, a perseguição da PIDE resultou mesmo na morte dos tipógrafos, como no caso de José Moreira. A sua distribuição não era mais simples, sendo feita nas caixas de correio, passado entre outros papéis e livros entre estudantes ou até colocados em oliveiras no Alentejo a quando da apanha da azeitona no fim da década de 50. Muitas eram as formas de se fazer circular o jornal e comê-lo chegou a ser uma das soluções para quem estava na iminência de ser apanhado pela PIDE.

Com o 25 de Abril, o jornal saiu da clandestinidade e o primeiro número após a Revolução foi de 17 de Maio de 1974, vendendo 500 mil exemplares.

Mas são dos anos da clandestinidade, os três números do jornal que temos para venda na nossa loja: nº341 (Maio de 1964), nº342 (número especial de Maio de 1964) e nº343 (Junho de 1964).


No número de Maio de 1964, aborda-se a reunião do Comité Central, realizada em Abril, onde se discutiu e aprovou o Relatório de Álvaro Cunhal sobre "as tarefas do Partido na Revolução Democrática e Nacional". Intitulado de "Rumo à Vitória" e dividido em 14 capítulos, o relatório é apresentado nesta edição do jornal, sendo cada um dos seus capítulo resumido no mesmo. A par disto, é feita menção à comemoração do 1º de Maio, é feito um comunicado sobre a situação do Movimento Comunista Internacional e são dadas notícias sobre as lutas e greves que decorrem no país.


O número especial de Maio que saiu de seguida tem como destaque o 1º de Maio, falando das lutas e manifestações que decorreram nas comemorações, sendo destacada a manifestação de Lisboa. A greve dos pescadores do Algarve e dos estudantes também são assuntos abordados. Isto a par, da notícia da visita de Álvaro de Cunhal a Cuba por ocasião do 1º de Maio, a convite de Fidel Castro. Também a locução de Álvaro Cunhal para a Rádio Portugal Livre dirigida aos trabalhadores para participarem no 1º de Maio é transcrita neste número do jornal.


No número de Junho de 1964, é dado destaque à situação dos presos de Peniche e é abordado um dos capítulos do Relatório de Álvaro Cunhal, "A luta popular de massas motor da revolução", fazendo a ligação com uma série de lutas que estão a decorrer e que dizem ser sinal de um crescente e alargamento da luta. Também a guerra colonial, nomeadamente os combates em Moçambique, têm lugar na capa do jornal, sublinhado mais uma vez a oposição do partido à mesma. Apela-se aos soldados e marinheiros que se unam contra as forças repressivas e que se mantenham em lealdade com a luta todos os que sejam presos pela PIDE, afirmando: "não há métodos, não há violências que obriguem a falar quem o não quer fazer. É por isso que continuaremos a dizer: Na polícia só fala quem quer." É referida também a viagem de Álvaro Cunhal a Cuba, ao mesmo tempo que se dão conta de lutas em outros países, como a greve dos mineiros nas Astúrias.

Fontes:
http://www.dorl.pcp.pt/index.php/histria-do-pcp-menumarxismoleninismo-103/85-momentos-da-historia-do-pcp/207-artigos-de-85-momentos-da-historia-do-pcp/271-avante-faz-75-anos-pginas-de-uma-histria-herica
https://www.publico.pt/media/jornal/avante-jornal-do-pcp-chega-aos-70-anos-154654

Para informações acerca de disponibilidade e preço dos produtos, contacte-nos para : collectus@gmail.com
Visite-nos no Facebook em: Collectus- Loja de Colecções

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.